BEE2B

Fabricação Aditiva de Precisão na Industria 4.0

Resumo

Apresentando-se como uma tecnologia bastante promissora para o segmento Profissional e Semi-Industrial, a fabricação aditiva FFF pode representar, efetivamente, uma nova revolução industrial, tendo como vantagens principais o baixo tempo de fabrico, maior complexidade de formas e benefícios ao nível ambiental, considerando a elevada eficácia de utilização de matéria-prima comparativamente com os processos convencionais.
Este equipamento de fabricação aditiva representará uma evolução significativa da tecnologia de impressão FFF, através do desenvolvimento proposto de dois subsistemas eletromecânicos e um sistema integrado de gestão de produção, apresentando vantagens significativas ao nível do tempo total de produção de objetos, da redução da complexidade do processo de impressão e com qualidade equivalente a máquinas de impressão de porte industrial.
Outras vantagens passam pela capacidade de monitorização remota da execução de impressão em tempo real e planeamento da produção de forma eficiente, possibilitando assim o aceleramento do desenvolvimento nos sectores profissionais e semi-industriais. O plano de trabalho prevê o desenvolvimento de várias provas de conceito até à validação da tecnologia em ambiente operacional. Os diversos testes previstos no programa do projeto visam garantir a fiabilidade na exploração das potencialidades de aplicações da tecnologia em empresas promotoras.
O consórcio do projeto é liderado pela BEEVERYCREATIVE, empresa de desenvolvimento de soluções para impressão 3D, em colaboração com a Grandesign, a Distrim2 e a Cadflow, empresas de engenharia, desenvolvimento de produto e software e de produção de componentes plásticos, e o CTCV, entidade de I&D de referência nas áreas dos materiais e das tecnologias de fabricação.

Multi-Material

Impressão de peças multi-materiais com geometrias complexas

Autonomia Operacional

Execução de pequenas produções sem intervenção humana

IoT

Equipamento com capacidade de comunicação wireless com outros equipamentos

Objetivo Principal

Desenvolvimento de um equipamento de fabricação aditiva por deposição de filamento fundido (FFF) de precisão que vá ao encontro do conceito de Indústria 4.0, com garantia de fiabilidade, durabilidade e, acima de tudo, qualidade das peças impressas, tornando mais eficaz a execução de protótipos e produção de pequenas séries no menor tempo possível.