×

IMPRESSÃO 3D COM TECNOLOGIA DE BIO-SINAL

Bitalino

A PLUX é muito parecida com a BEEVERYCREATIVE, no sentido em que são uma startup pequena mas ambiciosa com clientes espalhados por todo o mundo. Especializam-se na manufatura de dispositivos de bio-sinal, um campo que tem ganho muita tração nos últimos anos, e que obtém grande vantagem na ubiquidade dos smartphones, wearables e outras tecnologias tais. As aplicações são infinitas, desde desporto até à fisioterapia, e muitos outros usos no intervalo.

Então onde é que a impressão 3D entra em tudo isto? Na procura da PLUX para trazer um dispositivo pequeno, acessível e extremamente flexível, eles inventaram o BITalino, um kit DIY cheio de sensores e de tecnologia relacionada com bio-sinais.

Quando nos foi apresentado o BITalino, perguntámos se este era o produto final, expedido assim sem enclausuramento. O Chefe de Inovação da PLUX, Hugo Silva, aproveitou a oportunidade para mergulhar no mundo da impressão 3D e em conjunto com André Magro do Departamento de Inovação da BEEVERYCREATIVE, eles inventaram o conjunto de soluções impressas em 3D que espelhavam os recursos do BITalino: facilidade de uso, baixo peso e infinita flexibilidade.

No final de todo o trabalho feito no projeto BITalino, terminámos com uma caixa principal bonita (conforme podem observar acima), caixas de sensores multicoloridas com as suas funções abreviadas no exterior, fivelas de cinto e ganchos para prender o BITalino à sua roupa para que possa ser utilizado em movimento. Até criámos uma abraçadeira flexível para os sensores, utilizando o novo material de impressão da BEEVERYCREATIVE, que podem ver na nossa loja online.

É realmente difícil mostrar como estas peças ficaram bem impressas. Para que possam ter uma melhor ideia, vejam o vídeo a descrever a nossa colaboração.