MELT
-
Impressora 3D desenvolvida para a Agência Espacial Europeia (ESA) capaz de imprimir em microgravidade utilizando polímeros de alta performance.
O projeto de Fabricação de Tecnologia de Camada Experimental (MELT) tinha por objectivo projetar, desenvolver e testar uma impressora 3D totalmente funcional, capaz de trabalhar sob condições de microgravidade da ISS (Estação Espacial Internacional) e imprimir em 3D usando polímeros de engenharia com propriedades mecânicas e térmicas de alta qualidade.
É a capacidade de produzir estruturas necessárias e peças de substituição, in situ e sempre que seja pedido, que vai reduzir custos, volumes e outros constrangimentos, que possam impedir o lançamento do essencial para missões de longa duração ou longa distância da Terra.
Polímeros de engenharia com propriedades mecânicas e térmicas de alta qualidade, tal como PEEK (Polyether Ether Ketone) e outros. Estas peças impressas em 3D, cujo material são polímeros de alto desempenho com densidade menor do que o metal, podem substituir as peças de metal em muitas aplicações dentro da Estação.