BEEVERYCREATIVE podium BEEVERYCREATIVE podium

PODIUM

Desenvolvimento de uma impressora 3D para a Estação Espacial Internacional capaz de imprimir peças de termoplásticos de alto desempenho em alto vácuo.
PODIUM

Resumo

A presença humana de longo prazo no espaço exigirá a fabricação em órbita e no planeta, mas para aproveitar o máximo de vantagem destas tecnologias, a capacidade de autossustentabilidade torna-se fundamental. A Fabricação de Filamentos Fundidos (FFF) é a tecnologia de fabricação aditiva mais segura, difundida e madura na Terra e no espaço.

Entender como o processo de Fabricação de Filamentos Fundidos funciona em alto vácuo com polímeros de alto desempenho e se é adequado para processar os filamentos fornecidos por um sistema de reciclagem é uma das etapas críticas na implementação da tecnologia de manufatura aditiva para futuras missões espaciais.

O projeto apresenta mais um passo tecnológico para demonstrar a impressão 3D de polímeros de alto termoplástico em alto vácuo combinado com os atuais sistemas de reciclagem de última geração. Os principais passos foram:

  • Adaptar a configuração e os elementos para adequação ao alto vácuo e adaptar a distribuição e o processo às tolerâncias e qualidade dos filamentos reciclados.
  • Fabricação, montagem e teste de impressora sob condições de alto vácuo.
  • Comparar propriedades mecânicas e funcionais de amostras impressas a alto vácuo e sob pressão ambiente com filamentos novos e reciclados.
  • Identificar a qualidade mecânica das amostras impressas com filamentos reciclados e definir o número de ciclos de reciclagem versus o tipo de hardware a produzir.

Vídeo - Projeto PODIUM

Parceiros