×

Resumo

Apesar da Biofabricação ser uma técnica promissora, ainda existe alguma dificuldade em manipular os materiais com o equipamento existente no mercado, visto este tipo de equipamentos não ter sido desenvolvido com o propósito para as aplicações nas áreas da Medicina Regenerativa e em Engenharia de Tecidos. Deste modo a BEEVERYCREATIVE pretende contribuir para os avanços nestas áreas com o desenvolvimento de equipamento que permita solucionar alguns dos problemas tecnológicos atuais.

O projeto consistiu no desenho, desenvolvimento, fabrico e testes de pleno funcionamento uma Bio Impressora 3D para a construção de estruturas tridimensionais de tecido humano a aplicar nas áreas da Medicina Regenerativa e Engenharia de Tecidos.

Enquadramento

O potencial dos biomateriais, células e outros compostos biológicos, e das tecnologias de impressão 3D tem sido um importante marco na última década para o desenvolvimento de estruturas 3D artificiais de tecido, implantes médicos ou ainda para a construção de modelos biológicos in vitro.

O biomaterial hidrogel demonstrou ser fundamental para esse desenvolvimento, a sua elevada capacidade de armazenamento de água, bem como as caraterísticas de biocompatibilidade e biodegradabilidade fazem com que seja ideal para a utilização nas áreas da Medicina Regenerativa e em Engenharia de Tecidos.

As tecnologias de impressão 3D por outro lado, tornaram-se numa ferramenta indispensável, pode-se projetar estruturas tridimensionais de elevada complexidade geométrica, com maior controlo da arquitetura interna e totalmente interligadas, e com dimensões e porosidade previamente pré-definidas, através de uma sequência de fabrico única.

Investigação

  • Desenvolvimento de dispensadores inteligentes para deposição de biomateriais (hidrogel com células humanas e “crosslink”) através de agulhas coaxiais;
  • Desenvolvimento de um sistema que permita a deposição homogénea dos biomateriais, garantindo a sobrevivência das células durante e após impressão;

Áreas de Aplicação

  • Biofabricação de tecido simples
  • Testes de novos fármacos
  • Testes produtos para industria cosmética
  • Regeneração óssea
  • Bio impressão de orgãos

Bio Impressão 3D (biofabricação)

Fabrico de estruturas 3D com biomateriais e células vivas utilizando tecnologias de impressão 3D . São depositados biomateriais e células vivas, camada por camada, que iram gerar estruturas 3D.

Biomateriais

Materiais compatíveis com células vivas, de baixa toxicidade e fortes estruturalmente. Ex.: hidrogéis

Parceiros