PRESS RELEASE – AGÊNCIA ESPACIAL EUROPEIA – PROJECT “MELT” UPDATE

Prepared by: BEEVERYCREATIVE
Date: maio de 2018
.

Agência Espacial Europeia vai testar protótipo de impressora 3D desenvolvida pela BEEVERYCREATIVE

melt3

esa A Agência Espacial Europeia vai testar um protótipo de impressora 3D, capaz de imprimir em ambiente de microgravidade com polímeros de alta performance, desenvolvida por um consórcio internacional, onde se encontra a portuguesa BEEVERYCREATIVE. Com o know-how e experiência adquiridos neste projeto de elevada exigência e com o apoio dos brokers da ESA em Portugal, o Instituto Pedro Nunes, a BEEVERYCREATIVE vai desenvolver agora uma impressora 3D para empresas.

A BEEVERYCREATIVE é o maior fabricante nacional de impressoras 3D e responsável pelo lançamento da primeira impressora 3D portuguesa, BEETHEFIRST, lançada em 2013. A empresa portuguesa lançou desde então, outros modelos de impressoras 3D.

melt1

Após vencerem um concurso lançado pela ESA, este consórcio internacional, constituído pela SONACA Space, BEEVERYCREATIVE, OHB-System e Active Space Technologies, dedicou-se ao desenvolvimento do protótipo ao longo de mais de dois anos, tem sido da responsabilidade da BEEVERYCREATIVE o desenvolvimento do equipamento propriamente dito e do seu software.
Depois de concluídas todas as fases de desenvolvimento do projeto, o protótipo foi entregue à ESA onde está já a ser testado.

O Projeto MELT (Manufacturing of Experimental Layer Technology), tinha como objetivo desenvolver e testar um protótipo de impressora 3D, capaz de imprimir, em ambiente de microgravidade com polímeros de alta performance, peças e ferramentas úteis para os astronautas. Após vencerem um concurso lançado pela ESA em 2014, este consórcio internacional, constituído pela, e dedicou-se ao desenvolvimento do protótipo ao longo de mais de dois anos.

Com o conhecimento adquirido na investigação e desenvolvimento deste protótipo com elevado grau de exigência, a BEEVERYCREATIVE pretende agora desenvolver uma impressora 3D mais orientada para a Indústria, nos seus departamentos de desenvolvimento de produto e prototipagem rápida. Este novo projeto da startup portuguesa está a ser desenvolvido com o apoio do Instituto Pedro Nunes.

Com esta nova solução da BEEVERYCREATIVE, indústrias como a automóvel, calçado, eletrónica e muitas outras, poderão recorrer à prototipagem rápida, com elevada qualidade de impressão e precisão dimensional, facilidade de utilização, diversidade de materiais e a flexibilidade na conceção, beneficiando de redução do tempo e do custo de todo o processo iterativo de desenvolvimento de produto.

O Instituto Pedro Nunes é membro da rede de Brokers de Transferência Tecnologia da ESA, apoiando a comercialização da tecnologia espacial em mercados não espaciais e divulgando as melhores e mais promissoras tecnologias espaciais e competências das empresas e academia espaciais portuguesas.

Também coordena o Centro de Incubação da ESA em Portugal (ESA BIC Portugal), onde são apoiadas startups que transfiram tecnologia espacial para setores terrestres, mas também novas empresas que pretendam entrar no mercado espacial comercial, na chamada New Space.

Sérgio Sousa Moreira
CMO – BEEVERYCREATIVE
smoreira@beeverycreative.com

Sobre a BEEVERYCREATIVE:
A BEEVERYCREATIVE é uma empresa portuguesa que desenvolve tecnologia de impressão 3D e pretende estar na vanguarda desta tecnologia quer com a entrega de soluções inovadoras ao mercado, quer com o desenvolvimento de tecnologia para projetos à medida. Mais informações em: www.beeverycreative.com