ADD.POWDER

Desenvolvimento de uma solução para impressão 3D de termoplástico com metais provenientes de resíduos de processos subtrativos.

Resumo

O projeto Add.Powder tem por objetivo o desenvolvimento de uma solução de Manufatura Aditiva para o uso de filamentos de mistura de material metálico com polímeros termoplásticos com ou sem adição de outros materiais orgânicos. O âmbito do projeto inclui a criação dos filamentos, que utilizarão aparas e outros sobrantes dos métodos tradicionais de fabrico de peças metálicas, em simultâneo com a conceção, desenho e fabrico do equipamentocapaz de os usar e conseguir objetos de qualidade para uso em diversos fins.
Em consórcio com a LCR Perfis, o IPL, o CEMMPRE, a Plastimago e a BEEVERYCREATIVE, cabe a esta a conceção, desenho e construção da impressora 3D.
Sendo este um processo de criação simultânea do equipamento de impressão e do material que irá ser consumido, as fases são consecutivamente iterativas, até que seja conseguida a otimização do conjunto e do seu resultado.
Este projeto foi candidatado a fundos comunitários através de um processo de IDT, tendo sido aprovado pelo Centro2020 e PT2020. Está em curso.

Economia Circular

Aproveitamento de resíduos metálicos de processos de fabricação subtrativa para integração em desenvolvimento de novos filamentos.

Processo Iterativo

Criação em simultâneo do equipamento e do consumível, de forma a otimizar o resultado da sua utilização.