Revista Moldes e Plásticos 2021

BEEVERYCREATIVE - Soluções de manufatura aditiva para cada negócio

Após o reconhecimento alcançado no primeiro projeto desenvolvido para a Agência Espacial Europeia (ESA), a BEEVERYCREATIVE integra novo consórcio para desenvolver e fabricar uma impressora 3D para a Estação Espacial Internacional, capaz de usar polímeros de engenharia e superar as limitações do volume de impressão.

Na área da medicina regenerativa e engenharia de tecidos, criou uma Bio Printer, para o I3B’s da UMinho, que permite que as células sobrevivam à impressão.

Em diversas operações cofinanciadas pelo Centro2020 (PT2020/FEDER), a BEEVERYCREATIVE tem desenvolvido projetos inovadores de manufatura aditiva. Estas soluções, criadas à medida com parceiros estratégicos da área científica (IPLeiria, UAveiro ou UCoimbra) e da indústria (LCRPerfis, Plastimago, Vangest ou Durit), incluem a criação de novos materiais para impressão 3D. Destacam-se, no âmbito da economia circular, o desenvolvimento de uma solução para reaproveitamento e valorização de resíduos da indústria dos curtumes e uma outra para filamento termoplástico com metais provenientes de resíduos de processos subtrativos. Está também a trabalhar na primeira solução a nível mundial para imprimir metal duro em forma de filamento.

Ainda no âmbito do Centro2020, desenvolveu uma impressora 3D pensada para dar resposta aos desafios da indústria 4.0, que incorpora tecnologia anteriormente desenvolvida para a ESA a qual imprime de forma contínua, sem intervenção humana.

De maneira a responder da melhor forma às necessidades do mercado, a empresa pioneira da manufatura aditiva em Portugal alia conhecimento e inovação à oferta de modelos comerciais próprios, ou como distribuidora da Flashforge, com uma gama variada, que responde a desafios de cada atividade.