10 anos, 10 testemunhos

Antonella Sgambati - Project Manager, OHB System

Antonella Sgambati

Project Manager, OHB System


Qual a importância da impressão 3D no seu trabalho diário?

A principal vantagem de se implementar a impressão 3D na conceção e desenvolvimento dos projetos está principalmente relacionada com a possibilidade de podermos ter uma prova de conceito antecipada e diminuirmos o risco na entrega do produto final.



Qual a importância da impressão 3D na exploração espacial?

Um dos pontos mais críticos no que se refere à exploração do espaço além da Órbita Terrestre Baixa, é o fornecimento de sistemas que garantam a sobrevivência da tripulação a longo prazo e dos recursos tecnológicos no ambiente espacial hostil. A chave para qualquer presença sustentável no espaço centra-se na capacidade de se poder fabricar estruturas necessárias e peças de substituição, in loco, o que vai consequentemente reduzir o custo, o volume e as restrições de cargas que podem impedir o lançamento de tudo o que é necessário para missões de longa duração ou longa distância da Terra. A Manufatura Aditiva (AM) tem o potencial de fornecer uma série de vantagens de sustentabilidade.



Como é trabalhar com a BEEVERYCREATIVE?

Temos vindo a colaborar com a BEEVC desde 2015 no desenvolvimento de uma máquina FFF para ser usada na fabricação in loco no espaço. A equipa é bastante proativa e orientada para soluções que superem os desafios dos projetos. Estou muito feliz por trabalhar com colegas tão competentes e integrar as diferentes experiências das empresas espaciais e comerciais. Estamos ansiosos para ver o sistema de impressão 3D a funcionar fora do nosso planeta!

Miguel Passos

Responsável pelo projeto “Eu construo”
Biblioteca Municipal de Alcobaça



Impressão 3D nas bibliotecas.

A Biblioteca de Alcobaça decidiu utilizar a impressão 3D numa vertente educacional. À medida que fomos desenvolvendo as nossas aptidões com esta tecnologia, começámos a desenvolver projetos que vão desde a impressão de objetos temáticos para o Halloween ou o natal, a peças decorativas, passando por marcadores para os livros e outras peças que usamos aqui na biblioteca. Temos um projeto que permite às pessoas virem à biblioteca com os seus ficheiros ou ideias e nós desenhamos e imprimimos a peça. No final, leva a peça a título gratuito. Também temos oficinas para alunos do 10º e 11º anos com o intuito de mostrar quais são as possibilidades do desenho e impressão 3D.



Transição digital. Novos serviços disponibilizados.

Atualmente uma biblioteca não se limita a disponibilizar só livros. Neste sentido, um dos objetivos da biblioteca de Alcobaça tem sido combater a iliteracia digital. Providenciamos computadores e tablets com acesso à internet e todas as salas tem wi-fi. Também damos formações a ensinar como criar um e-mail e como utilizar as redes sociais em segurança. Tentamos igualmente apelar a um público jovem com a disponibilização de aplicações como o PressReader que permite ao utilizar aceder através do telefone, tablet ou PC, a cerca de 7000 livros e revistas em várias línguas.



O papel da BEEVERYCREATIVE na introdução da impressão 3D na biblioteca de Alcobaça.

Como instituição pública, temos orçamentos para cumprir e tentamos que exista sempre uma boa relação preço-qualidade. No caso da impressão 3D, a assistência pós-venda é também fundamental. Se estamos no decorrer de um projeto e, por exemplo, alguma peça avaria, basta ligarmos para resolvermos a situação. A BEEVERYCREATIVE agiliza sempre o envio rápido das peças e facilita os processos. Além disso, também valorizam o nosso feedback, enquanto utilizadores, sobre as impressoras, no sentido de ajudar na melhoria contínua do equipamento.

Miguel Passos - Responsável pelo projeto “Eu construo”
<br />Biblioteca Municipal de Alcobaça
Marcelo Penas - Product Owner
<br />Critical TechWorks

Marcelo Penas

Product Owner
Critical TechWorks



Como foi trabalhar na BEEVERYCREATIVE?

Foi um desafio gigante e uma experiência incrível. Tive a oportunidade de acompanhar o processo todo, desde o início do desenvolvimento da primeira impressora 3D (BEETHEFIRST) até à fase de industrialização. Na altura estava a sair da universidade e foi uma oportunidade única. A empresa estava a crescer muito depressa e tivemos que rapidamente organizar os processos todos.



Qual a utilidade da impressão 3D no teu trabalho?

Eu utilizei a impressão 3D diariamente para desenvolvimento de novos produtos durante 3 anos, após ter saído da BEEVERYCREATIVE. Trabalhava no desenvolvimento de robots móveis, equipamentos que têm que carregar 25 kg a 50kg, e que eram protótipados apenas com recurso a impressoras 3D para a impressão de peças técnicas, caixas para eletrónica, suportes, fixações etc e a uma máquina de corte de madeira para as peças estruturais de maior dimensão.



Qual a grande vantagem da impressão 3D?

A impressão 3D permitia-nos produzir internamente protótipos em apenas 2 semanas. Se tivéssemos que recorrer a entidades externas necessitaríamos de, pelo menos, 3 fornecedores distintos e de 6 a 8 semanas para produzir o mesmo protótipo.

Isto permitiu-nos aproximar as estratégias de desenvolvimento dos métodos Agile, normalmente mais utilizados no desenvolvimento de software. A impressão 3D permite-nos falhar rápido: testar, ter feedback e melhorar.


Hélio Jorge

R&D Project Technical Manager
Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro



Qual a importância da impressão 3D nos projetos elaborados pelo CTCV?

O CTCV começou a trabalhar em impressão 3D desde 2005, tendo como missão endogeneizar este tipo de tecnologias, desenvolvê-las e demonstrá-las à comunidade empresarial no sector da Cerâmica. Essa missão mantém-se aos dia de hoje, pois, depois de presenciar-se a uma maturação tecnológica para soluções de prototipagem, estamos, hoje, numa fase emergente de desenvolvimento da tecnologia para impressão de produtos em materiais cerâmicos (fabricação aditiva). Estamos fortemente a apostar em projetos de demonstração de novas tecnologias, bem como em projetos investigação e desenvolvimento para e com as empresas. De forma complementar, podemos prestar serviços de impressão 3D (prototipagem e fabricação) a clientes que não tenham recursos internos na área.

Queremos acompanhar as empresas na viagem para o futuro!



Como têm corrido as parcerias com a BEEVERYCREATIVE?

O CTCV tem colaborado com a BEEVERYCREATIVE desde 2016 em projetos especiais de desenvolvimento, quer na tecnologia para o uso profissional (projeto BEE2B) quer em materiais para impressão e sinterização (3D.Carbide). Este projetos são muito queridos, porque cremos que “apanhamos o comboio” na hora exata e que estamos a contribuir para o desenvolvimento das tecnologias a nível internacional. Temos gostado de colaborar com a BEEVERYCREATIVE, pois é uma empresa dinâmica, recetiva a novos desafios, e, acima de tudo, muito competente, profissional e com um know-how muito profundo do domínio das tecnologias de impressão 3D / fabricação aditiva. Estamos orgulhosos de sermos parceiros de empresas tão inovadoras como a BEE.

Hélio Jorge - R&D Project Technical Manager
<br />Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro
Artur Coelho - Coordenador do Plano Tecnológico da Educação
<br />Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro

Artur Coelho

Coordenador do Plano Tecnológico da Educação
Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro



Qual a importância da impressão 3D na educação?

Não creio que a importância da impressão 3D na educação se possa medir a curto prazo. Quando as impressoras chegam à escola, é um deslumbre, e torna-se possível potenciar uma vasta gama de aprendizagens em várias áreas, tangibilizando o imaterial, complexo ou de difícil acesso, abrindo novas possibilidades de criação de conteúdo por parte dos alunos. Isso é importante, claro, significa que esta é uma tecnologia com um enorme potencial educativo que já está a ser aproveitado por professores e educadores. No entanto, sempre que vejo o olhar de uma criança que segura pela primeira vez um objeto que modelou em 3D e imprimiu, um olhar que oscila entre o fascínio e o orgulho, penso, "quando crescer, o que é que esta criança que desde cedo começou a apropriar-se da impressão 3D poderá atingir?" Não sei a resposta, há muitas variáveis de vida e futuro. Mas sei que a oportunidade de se apropriar desde cedo das tecnologias de manufatura aditiva abrirá novos horizontes aos alunos que, hoje, descobrem que podem tangibilizar as suas ideias em filamento termoplástico, tocando no que imaginaram. É neste abrir de novos futuros que está a verdadeira importância da impressão 3D na educação, creio.

É esta a mensagem que transmito nas formações, workshops e divulgações que faço. Educar é plantar sementes a longo prazo, e não ficar pelos entusiasmos iniciais. Neste momento, na escola onde lecciono, a impressão 3D tornou-se uma tecnologia normalizada, que para lá do fascínio inicial é uma ferramenta disponível a todos, alunos e professores, que necessitem de tangibilizar as suas ideias e projetos, quer na área disciplinar de TIC, quer no mini makerspace que implementámos no espaço da Biblioteca Escolar.

Duas pequenas histórias: no primeiro confinamento, as impressoras 3D ao serviço da nossa escola tornaram-se um elemento de esforço comunitário. Como muitas outras escolas, colaborámos na impressão de equipamentos de proteção. Nisto, o mais interessante foi a forma como deu à nossa comunidade local um meio de, em dias de sentimento de impotência e desalento, uma forma de ajudar. Multiplicaram-se as doações do material para equipamentos de proteção que não podíamos imprimir, como elásticos e acetatos. Unidos, ajudámos um pouco. No segundo confinamento, as nossas impressoras 3D foram usadas como elemento motivador e de esperança. Encerrados em casa, mais de 200 alunos foram desafiados a criar em 3D, cruzando aprendizagens de TIC com um estímulo à criatividade. No regresso, a maioria destes meninos e meninas tinha o seu projeto, impresso, à espera. Sim, foi muito filamento e dias de impressão non-stop, e uma motivação extra para os alunos de 5º ano.



Como têm corrido as colaborações com a BEEVERYCREATIVE?

A simplicidade das soluções tecnológicas de impressão 3D desenvolvidas pela BEEVERYCREATIVE foram determinantes para acelerar a introdução de impressão 3D nos meus contextos. Concebidas para serem amigáveis e de simples utilização, retiram a barreira da complexidade tecnológica inerente às vertentes DIY destas tecnologias. Com isso, derrubam barreiras de percepção de complexidade tecnológica, tornando mais acessível esta tecnologia. Nem todos temos de ser, ou queremos ser, focados nos detalhes do hardware. Para aqueles que preferem concentrar os seus esforços no design, conceção, estética, o tipo de solução desenvolvida por vós permite o foco no que lhes é fundamental.

Junte-se a isso a disponibilidade do apoio ao cliente, sempre pronto a ajudar quando as coisas correm menos bem, acompanhando a resolução de problemas com profissionalismo e dedicação.

Ugo Lafont

Space Materials & Technology Specialist
ESA - European Space Agency



Qual a importância da impressão 3D no seu trabalho diário?

Enquanto agência, não usamos a impressão 3D no dia-a-dia. No entanto, temos impressoras 3D que usamos principalmente para R&D, para entendermos o seu valor acrescido para a fabricação no espaço.

Também usamos a impressão 3D para a fabricação consoante necessidade de pequenos objetos / ferramentas que nos ajudam a melhorar a flexibilidade e liderar na fabricação de hardware muito específico.



Qual a importância da impressão 3D na exploração espacial?

A impressão 3D e manufatura aditiva em geral são na verdade revolucionários para as indústrias espaciais. Para a exploração do espaço, as impressoras 3D são um elemento chave, entre outras tecnologias, que terão um forte impacto na implementação de um novo tipo de estratégia de manutenção, e que diminuirá a dependência na Terra, permitindo recursos de fabricação fora da Terra.



Como é trabalhar com a BEEVERYCREATIVE?

A minha experiência de trabalho com a BVC foi muito agradável. A equipa é muito recetiva, proativa e tem um ótimo desempenho, sempre num fantástico estado de espírito voltado para o cliente. Foi um prazer ver como eles aceitam os desafios e encontram soluções de engenharia excelentes, levando em consideração a especificidade e as necessidades das aplicações relacionadas com o espaço.

Ugo Lafont - Space Materials & Technology Specialist
<br />ESA - European Space Agency
Carlos Alves - Fundador e administrador
<br />HFA – Henrique Fernando e Alves. SA

Carlos Alves

Fundador e administrador
HFA – Henrique Fernando e Alves. SA



Qual a importância da Impressão 3D para a tua atividade regular?

A HFA utiliza a impressão 3D diariamente na prototipagem, produção de gabaris e ferramentas de otimização á produção.



Qual a tua perspetiva da importância da Impressão 3D para o desenvolvimento da indústria de fabricação?

A impressão 3D na indústria permite maior flexibilidade e rapidez a baixos custos.



Diz-nos como é para ti trabalhar com a BEEVERYCREATIVE.

É como se a BEE fizesse parte integral da HFA, a entre ajuda é mutua e continua no desenvolvimento de novas soluções.

Pedro Pombo

Diretor
Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro



Qual a importância da Impressão 3D nas suas atividades do dia a dia?

A impressão 3D nas atividades diárias de comunicação de ciência tem permitido criar soluções para conteúdos e programas educativos, bem como desenvolver provas de conceito no âmbito dos projetos da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro.

Qual a sua perspectiva sobre a importância da Impressão 3D para o avanço da ciência e da educação?

A impressão 3D tem-se revelado da maior importância para o avanço da ciência, através da criação de soluções costumizaveis e do potencial de tornar físicas as ideias e os modelos intervenientes no trabalho laboratorial que valida novas leis da ciência.

No âmbito da educação, a impressão 3D abriu toda uma nova área de atuação e intervenção, quer ao nível dos professores como ferramenta para criar conteúdos e novos dispositivos educativos, quer ao nível dos alunos como recurso de trabalho que permite inovar e desenvolver competências STEAM.


Diga-nos como é para si trabalhar com a BEEVERYCREATIVE.

O espaço maker Dóing da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro possui diversas impressoras BEE (BEETHEFIRST, BEEINSCHOOL, BEETHEFIRST+ e B2X300) dada a fiabilidade das mesmas, a qualidade das impressões e a facilidade de utilização (desktop friendly user), com o seu software dedicado que permite a qualquer pessoa trabalhar, desenhar e imprimir. Estas características únicas foram determinantes para a inclusão de impressoras BEE nos 44 Tech Labs instalados nas escolas de Aveiro, no âmbito da iniciativa Aveiro Tech City, através do projeto Aveiro STEAM City.

A parceria estabelecida com a BEEVERYCREATIVE tem sido muito profícua e reforçada dado o profissionalismo e a excelente qualificação nos serviços prestados de pós-venda e manutenção, o que alavancou a parceira para uma relação também de amizade e de procura de novos desafios e projetos de co-criação. A BEEVERYCREATIVE percebe claramente o nosso conceito “Maker nas Escolas” e para além de parceira na impressão 3D também colabora no desenvolvimento de soluções e dinamização de capacitação de professores, técnicos e outros públicos envolvidos em STEAM ou em comunicação de ciência. Sem dúvida que termos a BEEVERYCREATIVE como parceira foi uma decisão assertiva e muito importante para o trabalho desenvolvido pela Fábrica.

Pedro Pombo - Diretor
<br />Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro
Alexandra Marques - Principal Investigator
<br />I3Bs - Research Institute on Biomaterials, Biodegradables and Biomimetics of University of Minho

Alexandra Marques

Principal Investigator
I3Bs - Research Institute on Biomaterials, Biodegradables and Biomimetics of University of Minho



Qual a importância da Impressão 3D nas tuas atividades do dia a dia?

A impressão 3D, e em particular a bioimpressão, é a tecnologia base de um dos projetos de investigação principais que que temos em curso que visa criar e manter em laboratório modelos 3D vivos de um tecido – pele – que representem também algumas características de algumas doenças de pele e que podemos usar para testar novas terapias.


Qual a tua perspetiva sobre a importância da Impressão 3D para o avanço da ciência, especialmente no que se refere à Biociência?

A bioimpressão veio revolucionar o modo como pensamos a engenharia de tecidos – criação de tecidos em laboratório – uma vez que nos dá a possibilidade de re-criar esses tecido à escala micro maximizando a representatividade da sua complexidade natural e que é fundamental para a sua função.


Diz-nos como é para ti trabalhar com a BEEVERYCREATIVE.

A multidisciplinaridade, complementaridades e comunicação contínua existente entre a nossa equipa e a Bee tem sido a chave desta parceria. O resultado - impressora 3D customizada às nossas necessidades e às da área da engenharia de tecidos - está à vista na bancada do nosso laboratório.

Vamos adicionando novos testemunhos ao longo do mês da comemoração do 10º aniversário da BEEVERYCREATIVE!