Versão da Printer Prusa

The versatility of an entry-level 3D printer, engineered to last.
By BEEVERYCREATIVE and Hello 3D Printing World
João Ferreira

Versão da Printer Prusa

Post by João Ferreira » 04 Aug 2017, 12:25

Boa tarde,
O meu nome é João e adquiri recentemente uma helloBeePrusa.
Podia-me dizer por favor como consigo saber o Versão da minha impressora?
E já agora, estou a começar a montá-la e deparei-me com uns problemas:
1- os parafusos DIn912 M3x8 no passo A9, para fixar os motores dos eixos Z e Y são compridos demais. Devo continuar a apertar? o que devo fazer?
2-o parafuso DIN912 M4x16 é curto demais para prender a "Flat Belt Pulley" no passo A11. O que devo fazer?

Obrigado pela ajuda!

MrDoom

Re: Versão da Printer Prusa

Post by MrDoom » 04 Aug 2017, 12:56

Olá João,

Na propria impressora e na caixa da mesma tens o numero de série, e com esse vai a:
https://beeverycreative.com/manuals-tutorials/
e escolhes o manual correcto para a tua versão que deverá ser a ultima.

1- Porque dizes que são compridos de mais? confirma com um paquimetro ou regua se os parafusos realmente são os M3 com rosca de 8mm de comprimento, é improvavel mas podem ter vindo trocados, os meus entraram sem grande esforço, nao te esqueças da anilha entre a a estrutura e o parafuso, em ultimo caso coloca duas ou mais anilhas para que a rosca só entre o suficiente para apertar e deverá funcionar :)

2- Confirma com as imagens na pagina A11 se tens a pulia e os seus componentes bem montados, o espaçador da mesma tem de estar como mostrado no esquematico para o parafuso conseguir apertar.

Mais alguma coisa dispõe

João Ferreira

Post by João Ferreira » 04 Aug 2017, 15:19

OK, obrigado, não tinha reparado no nº de série..andava à procura do nº de versão..
Em relação aos parafusos, eles realmente são fora de medida..já verifiquei várias vezes mas também já resolvi..comprei anilhas e um parafuso mais comprido para a pulley..obrigado pela rápida resposta!
Vamos lá ver se este fim de semana isto fica a trabalhar!

MrDoom

Post by MrDoom » 04 Aug 2017, 16:42

Ainda bem que conseguiste resolver :) depois dá feedback de como se porta a maquina.
Fica já o aviso que o PLA da BQ nao costuma funcionar muito bem com esta maquina, tem tendencia a entupir, só consegui imprimir peças maiores utilizando um daqueles filtros de filamento com uma ou duas gotas de oleo vegetal de alta temperatura, mas o filtro em si deu para fazer.
Outra coisa para teres em atenção, alinha o melhor possivel o canal quente com a roda dentada e rolamento que empurram o filamento e se possivel baixa a potencia dos stepper drivers para 0.85V assim os motores aquecem menos e faz menos barulho a printer, mais infos aqui:
viewtopic.php?f=8&t=671

João Ferreira

Post by João Ferreira » 07 Aug 2017, 09:54

Ora bom dia!
IMpressora montada (ainda deu luta!)..

Agora fase seguinte, mas parti um dos endstopswitches, e não sei se posso avançar para a calibração e configurações..(?!?)
Já agora, onde mudo a voltagem dos motores?..é no pronterface?

Corrijam-me por favor se vou fazer alguma coisa fora de ordem, estou a pensar começar com a seguinte ordem:
1- actualizar o firmware
2-calibrar a mesa, pela consola da máquina
3-download do cura
3-download do pronterface
4-TENTAR configurar o factor de conversão dos steps dos eixos XYZ e os steps dos extrusores, retrações, etc..e adicionar um filtro, e umas guias desde o rolo do PLA..

para quem nunca ouviu falar destas coisas isto não é nada fácil, vou ver se me safo..
(como anexo fotos nos posts?)

MrDoom

Post by MrDoom » 10 Aug 2017, 09:32

Boas, do ponto 1 ao 3 tens tudo isso no manual da impressora que podes sacar em :
https://beeverycreative.com/manuals-tutorials/ (escolhe hellobeeprusa e saca o manual de utilizador v8).

Alguma duvida entra em contacto com o apoio ao cliente que eles costumam responder rapido e tem bons documentos de ajuda.

quanto ao ponto 4 nao sei de que falas com conversao dos steps dos eixos... talvez calibração? isso só é necessário se a impressora nao tiver a imprimir dimensionalmente correcta ou se precisares de uma precisao extremamente fina senao os valores default imprimem as peças +/- 0.1mm do tamanho pedido.
As retrações sao as configurações que tens de adicionar no cura, mais uma vez está no manual de utilizador.
O filtro de filamento é so imprimires uma peça, tens muitas no thingiverse, e colocar um pouco de esponja no seu interior com umas gotas de oleo vegetal e passar o filamento através disso, isto lubrifica o filamento e ele deixa de entupir e extrude melhor.
As guias, só se estiveres a falar do sistema bowden que é quando tiras o motor do extrusor do sitio original e o colocas longe da ponta onde sai o plastico.

O meu conselho é segue os manuais da empresa e em caso de duvida contacta-os que vais ter a impressora fixe em pouco tempo, o forum é fixe mas tem muita informação e parece-me que estas a ver coisas de mais para começar :)

João Ferreira

Post by João Ferreira » 15 Aug 2017, 19:19

Hi MrDoom,

Desculpa estar a chatear, mas será que me podias dar aqui uma ajuda em português, a ver se entendo melhor as coisas :geek:

Eu já estou a imprimir e até nem está a correr nada mal..já consegui calibrar os dois extrusores e até já fiz prints com duas cores..alguns problemas de under extrusion e alguns fios finos soltos no modelo do benchy..e alguns cantos altos demais, sempre no mesmo canto..mas já estou a ler muito sobre isso, e rapidamente vou lá..

Estou a usar o Cura 15.04.06, o que o manual aconselha..mas queria mudar para o slic3r (não sei porquê, cheira-me que é bom :?: )..e tenho aqui uma dúvida, já que quase todas as configurações são dropmenus ou de meter valores..já entendi que há N configurações que temos de fazer, e cada impressora é única, e é um processo que demora tempo..a minha dúvida é aquele código que HelloBeecreative diz para meter no start e end gcode, pre e postswitchextruder, start2 e end2, etc.. tenho medo que não fique bem configurado e percebo pouco de gcode

Como é que eu meto isso no SLIC3R 1.3.0? não tens um daqueles ficheiros .ini (ou lá o que for) que dê para abrir no slic3r e préconfigurar os parâmetros como um profile que posso gravar?

Isto ainda tem que se lhe diga.. ;)

MrDoom

Post by MrDoom » 16 Aug 2017, 14:52

Boas João, nao ha problema nenhum, estou aqui para ajudar o melhor que conseguir :)

Se pedires ao customer service eles tem um perfil para o Slic3r, eu estou a utilizar esse e é o que tenho melhores resultados até agora, apenas alterei alguns pequenos settings como flow e assim :) Sendo assim se quiseres eu posso por aqui o meu mas já foi alterado talvez nao seja a melhor ideia

João Ferreira

Post by João Ferreira » 16 Aug 2017, 15:30

OK, é isso mesmo..vou entrar em contacto com eles..

de qualquer forma se quiseres mostrar o teu para comparar.. 8-)

MrDoom

Post by MrDoom » 16 Aug 2017, 17:38

Aqui vai, nao sei se vai funcionar bem na tua mas tenta :)
https://ufile.io/6u7hd

Post Reply